quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Numa ilha deserta perto de si

Como sabem, o sonho de muita gente era ir para uma ilha deserta e fugir de tudo. Mas será que algum destes sonhadores fugitivos com sonho de ser ilheu iria conseguir viver numa ilha deserta? Tenho quase a certeza que não. E explico porque. Em primeiro lugar, viver dependente dos elementos é complicado. Estamos tão habituados a ter água canalizada, água aquecida, esgotos, comida pre-preparada e ir a restaurantes, além disso, temos farmácias, o carro, e outras facilidades da vida moderna. Por isso ir para uma ilha deserta seria como regredir para tempos pré-históricos. Ninguém tem espírito para ser um Robinson Crusoe e mesmo este teve necessidade de arranjar um Sexta-feira (é notório que o escritor Daniel Defoe também gostava do fim de semana, por isso é que escolheu este nome e não por o nativo ter aparecido ao Robin numa 6ª Feira). Muitas pessoas até pensam que os frangos já nascem depenados, chamuscados e devidamente embalados em pelicula de plástico. Gostava de ver os "sonhadores fugitivos" a terem de plantar os seus legumes, ter que caçar o seu jantar, e matar o animal, assim como pescar e amanhar o seu peixe. Assim como fazer fogo sem gás canalizado com fogão com ísqueiro. Iriam gritar em 2 dias: tirem-me daqui e levem-me de volta para a civilização, porque já não aguento mais isto. Vimos bem num programa "realty show" que deu em diversas televisões, o "surviver" (o sobrevivente) o que aqueles concorrentes passaram, até sonhavam com comida e por fim até comeram uma ratazana que lhes soube tão bem. E ouvia-se comentários quando tinham prémios em comida feita: "em casa nunca como a pele do frango porque tem gordura, mas aqui até a comi toda".

A vida é dura e o melhor é deixar de sonhar, quanto mais depressa melhor. Somos muito afortunados pelo nível de vida que temos, nível de vida muito superior ao que os nossos avós e bisavós alguma vez sonharam ter. Alguem vai para o rio lavar roupa no Inverno com potassa? Hoje temos máquinas para tudo. Máquina de lavar roupa, lavar loiça, máquina de secar, máquina de café, máquina disto e daquilo, é a varinha mágica, é o ferro de engomar electrico com borrifador de água incorporado, deviam de ver os ferros a carvão que a minha avó usava. E depois pior, alguns de nós tem a ilusão que antigamente é que era bom. Dizem isso porque nunca viveram o antigamente e são filhos da modernidade e sua tecnologia. O antigamente é bom em livros de história e em romances e filmes.

Vamos olhar para o futuro e deixar de sonhar, trabalhar e ter uma participação activa para termos ainda um futuro melhor e deixar-nos de comparar o antigamente. Uma coisa reconheço que o passado tinha de melhor: os valores, o respeito e a segurança. Isso sim deviamos de recuperar fortemente e não basear a nossa sociedade na desculpa do coitadinho que teve que roubar bancos para sobreviver ou a criança que passa de ano, porque é um coitadinho que não quer estudar. Temos que investir no nosso futuro, investir na educação sólida e verdadeira. E não em tentar fraudulentamente fazer lindas estatísticas para a União Europeia.